quinta-feira, 21 de junho de 2012

o que a estrada me tirou...

O mês de Junho é para mim um mês de muitos festejos de muita Alegria, de datas Felizes mas também datas que por muito que queira não posso nem consigo esquecer... esta é uma semana que vivo muito intensamente, começou com o aniversário do meu marido, celebramos 8 anos de casamento e hoje é dia de celebrar o dia que marcou a minha vida para sempre, embora as vezes gostasse de o esquecer não me é possível pelas marcas que me deixou no corpo na alma e pela mudança que teve a minha vida...
No dia 21 de Junho de 1998, com 19 anos de idade sofri um acidente brutal de mota, um despiste depois de ter pisado um dos muitos buracos das nossas ruas de Lisboa :(
O qual resultou de várias lesões no meu joelho direito, muitas escuriações e fractura da clavícula e húmero direitos, duas costelas, rotura da artéria humoral da qual tive de fazer um bypass da artéria femoral da perna esquerda para restabelecer a circulação no braço e o mais grave a Lesão do Plexo Braquial que me tirou a sensibilidade e mobilidade do braço direiro, fiquei 4 dias sedada dos quais não recordo nada depois passei para a enfermaria onde estive até o dia 17 de Julho... foi um pesadelo acordar e ouvir dizer que dificilmente voltaria a mexer o meu braço. Recusei imediatamente a ideia de deixar de ser a pessoa alegre, desportista e irrequieta que sempre fui mas soube naquele instante que para isso teria de me adaptar e educar o meu braço esquerdo a fazer tudo, comecei de imediato a tentar escrever e desenhar com a mão esquerda e foi terrivel, havia dias em que desesperava mas com o poder com a força da minha família guardei sempre a tristeza para mim e mostrei sempre a todos que seria capaz que não era o fim do mundo e que não era preciso sofrerem pois eu iria dar a volta por cima. Foram anos complicados de tratamentos, operações, fisioterapias e em pouco melhorei... mas tive o melhor, tive uma família pela qual valia a pena, amigos que estiveram sempre lá, que me fizeram perceber que o importante é viver o melhor que pudermos. E foi o que eu fiz. Nunca falei disto, nem os meus mais chegados sabem de certos pensamentos... Passaram agora 14 anos e eu era do mais inquieto que pode existir sempre adorei fazer desporto desde futebol, natação, freestyle em patins em linha e BMX que era a minha loucura... sempre adorei a minha bicicleta e o bodyboard e são estes últimos de que tenho saudades que sempre me custou ter de aceitar não voltar a fazer por muito que tentasse seria impossível não mexendo um braço,  tive a sorte de me agarrar as coisas boas e não me deixar levar pela pena, o que mais me enervava era ouvir ´´ai coitadinha``... este acidente tirou-me o braço direito mas deu-me sabedoria e força para acreditar que tudo é possível basta querer :)
Hoje levo uma vida perfeitamente normal embora e logicamente com uma certa dificuldade em certas coisas mas no geral faço tudo, escrevo e desenho, ando de bicicleta, claro que sem manobras e sem cavalinhos hehe... consigo nadar, cozinhar e sinto-me muito Feliz por ter conquistado a vida que tenho hoje e ter o melhor, a filha Linda que me orgulho de ter criado sem dificuldade e continuo a criar sem deixar que a minha mobilidade seja um obtáculo. Tenho pena de não lhe conseguir fazer totós... pois é das poucas coisa que não consigo de todo fazer mas tenho o maridão que os faz por mim :)


(imagem net)

Pois é... já passaram 14 anos, tanto sofrimento mas o bichinho fica sempre e é nestes dias de calor que vem a vontade de voar contra o vento, sentir a liberdade e desfrutar da paisagem de uma prespectiva sem igual. Continuo a gostar de motas, tenho uma moto4 adaptada de modo a conduzir só com uma mão e tenho saudades... Não esqueço o que a estrada me deu e muito menos o que me tirou mas principalmente sei que vivo intensamente cada momento guardando só o que é bom de guardar. Por muitas dificuldade que nos surjam existem sempre pessoas em situações piores mas é a vontade de viver que nos faz ultrapassar as dificuldades são as coisas boas o verdadeiro valor, as pessoas... por isso o meu obrigada a todos os amigos aos meu Pais e manos pois foram vocês que me deram a força para ver as coisas da maneira mais bonita.
Obrigada também a este mundo vitual, pela oportunidade de mandar cá para fora este desabafo e de deixar a mensagem que a acreditar é a chave para alcançar :)
Não me deixei entregar à pena à tristeza, lutei por tudo o que quis e continuarei a lutar para ser Feliz Sempre. :)

Beijos
Susana

7 comentários:

  1. Susana, não sou capaz de ficar indiferente ao teu desabafo. Posso não te conhecer muito bem, apenas estive contigo 1x mas foi o suficiente para perceber que és uma mulher cheia de garra, e que os obstáculos que a vida nos propõe são para ultrapassar de cabeça erguida, tal como fizeste. Com ajuda dos nossos mais queridos nós conseguimos tudo o que quisermos.
    Deixo-te um grande beijinho do fundo do coração.
    ****

    ResponderEliminar
  2. Su,
    és um orgulho e não me enganei em relação ao que senti quando te conheci, és uma mulher forte e de armas e que não baixa os braços nunca. Gostei imenso de te conhecer e agora ainda mais. Um beijo enorme e viva o mês de Junho, porque tens imensas coisas boas para celebrar!

    ResponderEliminar
  3. Giraça,
    já tinha percebido que eras uma mulher forte, com garra de leão.
    Mas este testemunho deixou-me sem palavras.
    Além de comovente é bastante esclarecedor da tua dor, mas ao mesmo tempo da tua força e coragem.
    Sou tua fã :)
    Beijo grande, querida.

    ResponderEliminar
  4. apesar de (agora) longe sempre admirei a tua força e capacidade de seguir em frente.
    beijo grande p todos
    diana

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos vossos comentários e pelo vosso carinho...
    a força existe em todos nós, é preciso procura-la e eu tive a sorte de a encontrar por todas as pessoas que tive a meu lado que me deram razões para lutar por mim e por elas :)

    Marisa, Tanita e Beu gosto muito de vocês, obrigada.

    Diana beijinhos e um enorme para a minha sobrinha Linda.

    ResponderEliminar
  6. Susana,
    quando te conheci, não sabia deste teu pedaço de vida, mas existe em ti uma força que é reconhecida por quem priva contigo. Percebi isso, nos primeiros instantes. Hoje, constato que não me enganei. És uma mulher de garra, com uma força brutal. Parabéns por seres assim, feliz.
    Gosto de ti. Pela tua força, pelas tua palavras.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar